quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Questão ambiental atrai cada vez mais atenção das indústrias

As questões ambientais estão ganhando ainda mais força entre as indústrias brasileiras, que estão buscando práticas e soluções que promovam o crescimento sustentável. A tendência é confirmada pelo crescimento de 30% na procura pela consultoria de conformidade legal do SENAI/SC. Para disseminar as melhores práticas na área, a instituição promove nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), em Blumenau, o IV Workshop de Conformidade Ambiental, envolvendo profissionais de empresas catarinenses.
O coordenador do Núcleo Ambiental do SENAI em Blumenau, Rodrigo de Bortoli, atribui esse aumento da demanda ao interesse das empresas de atender às novas legislações (como o código ambiental catarinense) e a reaceleração da economia, que incentiva as empresas a retomaram seus projetos de certificação na área ambiental. "Outra área emergente é a questão da eficiência energética, tanto elétrica quanto térmica, pois a redução do consumo significa diminuir custos", explica.

A intenção do workshop de conformidade ambiental para a indústria catarinense é de trazer informações atualizadas para o meio industrial e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Temas como legislação, redução da emissão atmosférica e passivos ambientais serão tratados no encontro. O evento terá ainda minicursos sobre eficiência energética, tratamento de efluentes industriais (lodo ativado) e análise laboratorial de águas e efluentes, com especialistas do SENAI ou convidados nacionais.

"O evento vai sensibilizar a classe industrial e a sociedade em geral sobre esse movimento que cresce na questão ambiental, com fins esclarecedores e educativos", ressalta Jacir Lenzi, diretor da unidade do SENAI em Blumenau.
Para ampliar a atuação na área, o SENAI/SC fechou parceria com a Universidade de Stuttgart e a partir deste ano oferece consultoria ambiental em conjunto com a instituição alemã. Dez empresas nas áreas de têxtil, metalmecânica e de aterro industrial do Vale do Itajaí participam da primeira etapa dos trabalhos com a instituição alemã. Estão sendo implantadas melhorias nas áreas de matriz energética, redução de resíduos sólidos, reciclagem de água, remoção de cor e redução de custos com tratamento de efluentes, entre outros.
Fonte: Fiesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário