quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IBGE aponta crescimento da indústria catarinense em agosto

A produção industrial em Santa Catarina registrou alta de 0,1% em agosto na comparação com o mês anterior. O índice é contrário ao registrado na média nacional, que apresentou retração dos mesmos 0,1% no mês. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quarta-feira.
Nove das 14 regiões pesquisadas registraram queda na produção indústria na comparação com julho. Além de Santa Catarina, apenas Pará (2,4%), Rio de Janeiro (1,6%), São Paulo (1,3%) e Ceará (0,8%) obtiveram resultados positivos em agosto.
Na comparação com agosto de 2009, porém, o resultado da indústria catarinense não é tão empolgante: expansão de 3,8%, a mais baixa entre todas 14 regiões pesquisadas pelo IBGE. A média nacional de expansão da indústria em relação a agosto de 2009 foi de 8,9%.
Ceará (17,4%) e Espírito Santo (15%) se destacaram com crescimentos muito acima do registrado em âmbito nacional.
Acumulado do ano
No acumulado de janeiro a agosto, a indústria catarinense apresenta um crescimento de 9,4% enquanto a média nacional foi de 14,1%. Nesse quesito, destacam-se os setores industriais capixaba (31,7%) e amazonense (23,8%).
Quando a base de comparação é quadrimestral, o crescimento da indústria catarinense é de 5,8% entre maio e agosto. A média nacional é de 10,8%. No primeiro quadrimestre do ano, os crescimentos de Santa Catarina e Brasil foram de 13,5% e 18%, respectivamente.
Fonte: Portal Economia SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário