terça-feira, 2 de agosto de 2011

Indústrias exportadoras perdem participação no mercado externo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta segunda-feira (1º) pesquisa sobre as exportações brasileiras. A sondagem mostra que 48% dos exportadores nacionais perderam participação no mercado externo ou, simplesmente, deixaram de exportar em 2010, o que equivale a 34% desses.
Para este ano, a expectativa é que 68% dos exportadores adotem estratégias novas para estimular os embarques para o exterior. De acordo com a CNI, a participação média das vendas externas no faturamento da indústria no ano passado foi 20% e, para este ano, 24% das empresas ouvidas previram queda da participação das exportações no faturamento bruto.
As pequenas indústrias foram as que tiveram mais dificuldades em competir no mercado externo, sendo que 55% delas perderam participação no mercado externo e 48% deixaram de exportar.
"É importante rever esse quadro e dar novo estimulo à exportação. As empresas exportadoras que estão mais expostas à competição, tendem a ser mais inovadoras e disseminam ganhos de competitividade no mercado doméstico", afirma a CNI em nota.
De acordo com a entidade, a constatação é explicada pela pouca rentabilidade das vendas externas, prejudicada pelo real valorizado, e pelo mercado externo desfavorável, principalmente na comparação com o mercado doméstico.
A pesquisa, feita com 1.569 empresas de todo o país, no período de 31 de março a 14 de abril de 2011.
Portal Economia SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário