O Sindimet - Sindicato das Empresas Metalúrgicas e de Material Elétrico de Joinville – prossegue suas ações na busca de parcerias para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. Representantes das empresas filiadas reuniram-se com integrantes da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, de São Paulo) e da Apiscae (Associação para Integração Social de Crianças e Adolescentes Especiais) para debater o tema.
As duas entidades apresentaram ao Sindimet a estrutura e programas que dispõem para profissionalizar pessoas com deficiência para serem contratadas pelas empresas metalúrgicas. O próximo passo será o levantamento do perfil das vagas nas empresas que será apresentado à Apiscae com o objetivo de a entidade captar e formar os profissionais para inclusão no mercado de trabalho do setor metalúrgico de Joinville.
As metalúrgicas têm tido dificuldade para atender à Lei de Cotas por não encontrar essa mão de obra qualificada e mesmo pessoas interessadas.
Exemplo de São Paulo
Maria da Conceição Monteiro, supervisora da Rede Avape, apresentou a portaria SRTE/SP/TEM nº 92 que estabelece medidas a serem adotadas no âmbito da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, visando à celebração de pactos para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A portaria define a Superintendência como mediadora das negociações entre entidades sindicais e empresas, com objetivo de celebrar um Pacto Coletivo, dispondo sobre prazos e condições para que os empregadores cumpram suas cotas de contratações legalmente exigidas.
De acordo com Conceição, a Avape firmou acordos com alguns sindicatos de São Paulo para oferecer a capacitação e ampliar a oportunidade de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Avape
É uma organização filantrópica de assistência social, sediada em São Paulo, que atua no atendimento e na defesa de direitos, promovendo a inclusão, a reabilitação e a capacitação de pessoas com todo tipo de deficiência e também de pessoas em situação de risco social.
Apiscae
A Apiscae é a unidade licenciada da Rede Avape para o atendimento de pessoas com deficiência em Joinville por meio da metodologia Avape para os programas de reabilitação, capacitação e inclusão profissional.
A parceria foi possibilitada por meio do Programa de Cooperação Técnica Internacional do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento Social e do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN).
terça-feira, 5 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário