quarta-feira, 13 de abril de 2011

Indústrias apoiam formação profissional com o SENAI

Investimento na educação profissional busca à melhoria do desempenho da força de trabalho (Banco de Imagens/SENAI)
É crescente o número de empresas que investem na educação profissional dos colaboradores e de pessoas da comunidade do seu entorno é crecente. Os objetivos dessa prática normalmente estão associados à melhoria do desempenho da força de trabalho e a uma ação de responsabilidade social e ainda à redução dos impactos da carência de profissionais qualificados, que aumenta com a economia aquecida.
Há também uma tendência de aumento da carga horária dos cursos oferecidos. O SENAI/SC tem ampliado o número de parcerias com indústrias para elevar a oferta de cursos técnicos. Empresas como Tractebel (Capivari de Baixo), Alcoa (Tubarão), Cismo (São Miguel do Oeste) e Votorantin (Rio do Sul) apoiam a realização dos cursos técnicos em processos de geração de energia, metalurgia, informática e eletromecânica, respectivamente. Outras empresas que aderiram à pratica em 2011 são a Metalúrgica Riosulense, com o curso de metalurgia em Rio do Sul; a Ambev, com a formação em eletrometalmecânica, em Lages, e a Zen S.A. com o curso de mecânica, em Brusque.
A busca pela qualificação de pessoas fez com que a Zen realizasse a parceria com o SENAI para o curso Técnico em Mecânica com 32 colaboradores. "Para a empresa crescer e se manter no mercado, ela precisa qualificar seus profissionais", explica Schirlei Knihs Freitas, gerente de recursos humanos da Zen. O resultado é que a empresa sai fortalecida e os colaboradores mais satisfeitos pela melhoria que percebem no seu rendimento e na empregabilidade.
Para Miguel Ângelo Bocalon, sócio e diretor da Sysmo, o curso apresenta um diferencial muito importante de "unir a teoria à prática". A Sysmo apoia a realização do curso com o pagamento de mensalidades a colaboradores e pessoas da comunidade, coloca seus profissionais para atuar como docentes e abre as portas para aulas práticas.
Fiesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário