Ao longo do ano, mais de mil colaboradores da indústria do município de Tubarão passarão por avaliações que formarão o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV). Os trabalhadores responderão questionários e passarão por um circuito de avaliações de saúde, com orientação individual e distribuição de materiais educativos sobre qualidade de vida e segurança no trabalho. O serviço, desenvolvido pelo SESI/SC, fornece às indústrias uma análise sobre a saúde e estilo de vida dos colaboradores.
O DSEV objetiva identificar as ações de saúde pertinentes para a busca da qualidade de vida dos industriários. "Os resultados obtidos por meio do Diagnóstico mostram o perfil da empresa e as reais necessidades para se oferecer bem-estar aos trabalhadores. Essa ação auxilia o SESI/SC a construir e oferecer soluções corporativas que promovem mais saúde e qualidade de vida dentro das indústrias", explica a gerente do SESI na Região Sul, Jovilde Parisotto. Os resultados obtidos por meio do DSEV ainda fornecem informações para alimentar um banco de dados que permite analisar e identificar grupos de risco dentro das indústrias.
O Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida faz parte do projeto Indústria Saudável, um programa que auxilia no desenvolvimento de soluções customizadas para questões sociais das indústrias. A avaliação das condições físicas dos trabalhadores é realizada em cinco etapas: medidas de peso, altura e Índice de Massa Corpórea (IMC), exame de glicemia, pressão arterial, exame odontológico e orientações individuais de acordo com os resultados diagnosticados. Com esses dados, o SESI/SC consegue apresentar à empresa os riscos que ameaçam a saúde do grupo avaliado e sugerir ações para prevenir eventuais problemas.
Em 2010, cerca de 18 mil trabalhadores catarinenses tiveram a saúde avaliada por meio desse serviço.
Fiesc
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário