segunda-feira, 17 de maio de 2010
Se não tem plano, o jeito é prevenir
Na região sul, ainda que esteja acima da média nacional, o índice da população que é atendida por planos de saúde chega apenas a 30%
O suplemento de Saúde da Pnad 2008 revela um dado preocupante. O levantamento realizado pelo IBGE e publicado no fim de março mostra que, de cada quatro brasileiros, apenas um tem plano de saúde particular. Na Região Sul, o índice, que é de 30%, fica levemente acima da média nacional, de 25,9% - e abaixo somente do sudeste, onde é de 35,6% (veja mais detalhes no gráfico ao lado). No entanto, o país ainda está a léguas de distância dos Estados Unidos, por exemplo. Por lá, aproximadamente 85% das pessoas contam com um plano de saúde.
A perspectiva para o Brasil, porém, é animadora - graças ao aquecimento da economia. A renda média dos trabalhadores tem crescido e tudo leva a crer que deverá continuar nesse ritmo em curto e médio prazo. "Com poder de compra maior, a saúde também passará a ser um bem prioritário no orçamento familiar, sem sombra de dúvidas", prevê Maria Lucia Vieira, analista econômica do IBGE e gerente da Pnad.
Apesar de possuir renda média per capita superior às do norte e nordeste, o sul chama a atenção pelo percentual da população atendida pelo Programa Saúde da Família. Ao todo, 50,3% dos habitantes da região utilizam o programa. O índice é superior à média nacional, de 47,7%, mas fica bem abaixo daquele verificado na região mais atendida do país - o nordeste, onde 64,8% dos habitantes estão cadastrados no Saúde da Família.
Outro dado interessante diz respeito à prática de exercícios físicos. As pessoas que vivem no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul têm suado mais a camiseta do que nas outras regiões do país. Segundo a Pnad, 33,5% dos entrevistados do sul disseram ter feito algum tipo de esporte nos últimos três meses. No Brasil, este índice é de 28,2%.
Por: Marcos Graciani / Redação de AMANHÃ
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário