O índice de confiança do empresário industrial (ICEI) de Santa Catarina registrou 66 pontos em fevereiro. O resultado, 0,5 ponto maior que o registrado em janeiro, é o melhor desde abril de 2000, segundo pesquisa da Federação das Indústrias (FIESC) com 131 empresas de pequeno, médio e grande portes.
O resultado varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 indica confiança na economia e abaixo, falta de confiança. A partir deste mês, o levantamento, que era divulgado trimestralmente, passará a ser mensal, e será composto por dados da indústria da transformação e da construção civil. |
O presidente em exercício da FIESC, Glauco José Corte, lembra que o aumento da confiança é muito importante para o retorno dos investimentos. "O empresário sempre tem em vista as condições do mercado. Na medida em que o industrial adquire confiança que de fato a economia vai crescer, a tendência é de reativar os projetos que foram postergados em função da crise", afirmou. Para ele, 2010 será um bom ano em relação aos investimentos. "São eles que dão sustentabilidade ao desenvolvimento, e por meio deles se pode ter controle do processo inflacionário, uma vez que a oferta estará sempre acompanhando o crescimento da demanda", avaliou.
Para os empresários catarinenses, as condições atuais da economia melhoraram. O indicador passou de 59,1 pontos em janeiro para 60,2 pontos em fevereiro. As expectativas dos industriais na economia continuam positivas, com o indicador em 69,1 pontos. A junção das taxas de condições atuais e expectativas e seus respectivos pesos resultaram no índice de confiança.
Para a FIESC, um aspecto importante é que o ICEI superou os índices pré-crise. "Temos a expectativa de crescer até 6% e teremos um ano de recuperação muito forte da economia, baseado no mercado interno, com o aumento do consumo das famílias, que será sustentado também pela geração de novos empregos", explicou Côrte.
Fonte:
Newsletter Semanal do Sistema FIESC | nº 154 | 10.03 até 17.03.2010
quinta-feira, 11 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário