quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Descontada, siderurgia desperta apetite

Alessandra Bellotto
Ibovespa sobe 0,60% e fecha acima dos 69 mil pontos
O setor de siderurgia, pelo segundo dia consecutivo, marcou presença entre as maiores altas do Ibovespa, que subiu 0,60%, a 69.227 pontos. As ações preferenciais (PN, sem voto) classe A da Usiminas subiram 2,67% e as ordinárias (ON, com voto), 1,88%. Já as ONs da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) registraram alta de 2,53%, as preferenciais da Gerdau Metalúrgica, 2,38%, e da Gerdau, 2,10%.
O comportamento chamou a atenção do mercado, uma vez que o cenário para as siderúrgicas brasileiras permanece desfavorável, com estoques altos, importações em nível recorde e queda de preços. Mas, com exceção da CSN, que sobe 9,01% no ano, as ações de Gerdau e Usiminas amargam prejuízo em 2010, abrindo espaço para apostas mais técnicas. "A procura por papéis de siderurgia tem a ver com a desvalorização no ano, é mais um ajuste de carteira", acredita o gestor da RTI Gestão de Ativos Fábio Anderaos.
As PNs da Gerdau têm perda de 18,92% no ano, muito influenciada pelo cenário ruim para a economia americana, e as PNAs da Usiminas acumulam baixa de 6,20%. O que tem ajudado a CSN, aponta Anderaos, é a forte exposição no negócio de minério de ferro, hoje mais promissor do que o aço. Além disso, há melhores margens e atuação no nicho de embalagens, que cresce na onda do aumento do consumo interno.
Mas ele destaca que as siderúrgicas brasileiras, apesar do cenário nada brilhante no curto prazo, são empresas com bons fundamentos e, portanto, sempre encontram compradores. Para Anderaos, pode ter investidor que, ao varrer o mercado em busca de empresas baratas, tenha preferido apostar em um setor que tem liquidez, como o siderúrgico, que em ações menos conhecidas.
O rali nos últimos dias pode ter sido puxado por notícias de preços melhores na Europa e Ásia, aponta o analista de siderurgia e mineração da Link Investimentos, Leonardo Alves. O raciocínio é de que preços maiores no exterior ajudam a reduzir o prêmio a que está sendo negociado o aço no mercado doméstico em relação ao internacional, fator que contribuiu para o aumento das importações. Indiretamente, isso ajudaria as brasileiras.
Mas, na visão de Alves, a alta é exagerada, já que, concretamente, não houve melhora no cenário para o setor. "As ações podem até andar um pouco, mas porque estão descontadas."
A maior alta do Ibovespa ontem foi de OGX Petróleo ON (+3,00%, a R$ 20,96). A empresa anunciou na segunda-feira que conclui novo teste de formação no poço OGX-18, que apontou boa produtividade e petróleo de qualidade.
Alessandra Bellotto é repórter de Investimentos. A titular da coluna, Daniele Camba, está de licença.
E-mail alessandra.bellotto@valor.com.br
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário