quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Produção industrial de SC cai 0,5% em setembro, aponta IBGE

LEONARDO GORGES
Após divulgar na semana passada que a produção industrial brasileira havia recuado 0,2% no mês de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta quarta-feira os dados regionais do estudo. E eles não são bons para Santa Catarina. Entre agosto e setembro, a produção da indústria catarinense sofreu recuo de 0,5%, acima da média da média nacional.
Na comparação com setembro de 2009, o resultado é de alta de 0,4% para a indústria do Estado. A média de expansão brasileira, por sua vez, é de 6,3%. No total do terceiro trimestre, a indústria catarinense produziu 4,5% a menos do que no segundo trimestre do ano.
Nos noves primeiros meses de 2010, a produção industrial no Estado acumula uma variação positiva de 8,3%. Já nos últimos doze meses, a expansão é um pouco menor, de 7,2%. Em ambos os casos, a base de comparação é igual período do ano anterior e os valores catarinenses ficam abaixo da média de crescimento da indústria do País.
Outras regiões
Das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, nove registraram queda na produção da indústria entre agosto e setembro. A maior queda (2,3%) foi registrada no Rio Grande do Sul devido a paralisação do refino do petróleo e da produção de álcool. Entre os Estados que apresentaram alta, o maior destaque foi o Paraná (5,7%).
De acordo com o documento do IBGE, o ano de 2010 tem sido bom para a indústria nacional, em especial "pelo maior dinamismo da produção da indústria automobilística (automóveis, caminhões e autopeças), de setores produtores de eletroeletrônicos (eletrodomésticos da "linha branca" e "linha marrom") e de máquinas e equipamentos, além das atividades associadas às commodities exportadas (minérios de ferro e siderurgia)."
Portal Economia SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário