terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sindimet se reúne com representantes do Comde

Os representantes das empresas filiadas e a diretoria do Sindimet - Sindicato das Empresas Metalúrgicas e de Material Elétrico de Joinville – reuniram-se com dirigentes das entidades que integram o Comde (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) com o objetivo de buscar parcerias referentes à inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. Durante o encontro, cada entidade apresentou os trabalhos que vem realizando com os seus associados e o número de pessoas com deficiência existentes em seu cadastro.

O presidente do Sindimet, Evair Oenning, disse que as empresas metalúrgicas, para atender a Lei de Cotas, devem contratar 577 pessoas com deficiência e que tem encontrado grandes dificuldades para encontrar essa mão de obra qualificada e mesmo pessoas interessadas. O encontro evidenciou uma grande distância entre a exigência legal e a realidade de pessoas com deficiência existentes em Joinville. Como grande parte das vagas não está preenchida, o encontro serviu para debater ações que poderão ser realizadas em conjunto entre o sindicato e as entidades ligadas ao Comde.

Diagnosticar, divulgar, orientar, fiscalizar e cobrar o cumprimento do Decreto 5296, que garante plena inclusão da pessoa com deficiência, por meio do uso de equipamentos, instalações, tecnologias e/ou outros instrumentos que garantam acesso ao exercício pleno da sua cidadania é o papel que está reservado ao Comde, nesse processo, segundo o seu presidente Sergio Luiz Celestino da Silva.

“A reunião também facilitou o contato das entidades com os representantes das empresas associadas ao sindicato. Novos encontros serão realizados futuramente”, garantiu Oenning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário