terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Indústria desacelera uso da capacidade em janeiro

O nível de utilização da capacidade industrial instalada (UCI) ficou abaixo da mediana em janeiro. O índice UCI registrou 45,2 pontos no primeiro mês do ano. O índice varia entre 0 e 100 pontos: os indicadores acima de 50 pontos indicam nível de utilização da capacidade instalada aquecido. Os dados fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Trata-se do segundo mês consecutivo em que a entidade apontou que o setor industrial utilizou capacidade de produção abaixo da média registrada no período, o que não ocorria desde a crise o início da financeira global, em 2008.
Segundo o economista da CNI Marcelo Azevedo, a queda do nível de atividade foi provocada pela redução da demanda. "A indústria se antecipou e ajustou a sua produção ao perceber que a demanda está em declínio desde o fim do ano passado", disse.
O número de janeiro ficou abaixo do nível de dezembro do ano passado (48,2 pontos), que já indicava uma redução do ritmo da atividade industrial.
Mesmo com a queda no índice de ocupação da capacidade instalada, as empresas mantiveram, segundo a pesquisa, os estoques estáveis, com 50,4 pontos. O número demonstra que a redução na atividade era esperada pela indústria.
O índice que reflete as projeções para a demanda teve uma leitura de 61,3 pontos, acima da média histórica (59,6). O mesmo quadro se repetiu no tocante às exportações, que registraram 51,6 pontos, com as compras de matérias-primas, que ficaram com 58,8 pontos, e com o número de empregados, item que registrou 54,6 pontos.
A sondagem é elaborada a partir de questionários enviados para 1.449 empresas. a pesquisa foi feita entre os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro. (Agências noticiosas)
Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário