quinta-feira, 10 de março de 2011

Grande montadora assina primeiro acordo sindical por isenção dos dos registros de ponto da Portaria 1510/09

Bastou o MTE anunciar que não mais exigirá o uso do SREP instituído pela portaria 1510 quando houver acordo entre empresas e sindicatos, para que surgisse de imediato o primeiro caso de utilização desta prerrogativa.
A Mercedes Benz e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se anteciparam e já firmaram um acordo, permitindo que a empresa permaneça com os atuais sistemas de controle de jornada existentes.
A prática do acordo sindical, deve solucionar rápida e definitivamente os problemas e incertezas acerca do controle de ponto trazido pela Portaria 1510, em grandes empresas, especialmente no setor metalúrgico.
No entanto, realidade diferente será encontrada em situações onde não há uma relação negocial instituída. O que é o caso das pequenas e médias empresas, que não tem uma cultura já desenvolvida de negociação com os sindicatos, e por isto ficarão expostas a situações menos favorecidas que as grandes.
Pelo volume de sua representatividade, as PME constituem a grande maioria dos usuários de equipamentos eletrônicos de ponto atualmente.
Fonte: Blog RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário